Formação do universo e o Mistério da existência.
Foi através de uma grande explosão chamado Big Bang que começou o universo
Estima-se que a criação do universo foi há cerca de15 mil milhões de anos, não se sabendo ao certo o seu tamanho porque ele é muito vasto para ser medido. Ano luz é uma unidade de medida utilizada em astronomia correspondente à distancia percorrida pela luz em um ano percorrendo 9,45 trilhes de quilómetros por ano, a luz demora cerca de 8 minutos a chegar a terra divida a distancia entre a terra e o sol de cerca de 149.600.000 kilometrios.O planeta tem esse formato pela combinação de dois factores, a força da atracção da gravidade a sua massa. Com o crescimento a gravidade de um planeta fica tão forte que tudo é esmagado na direcção do campo magnético da Terra é revertido em intervalos que variam entre dezenas de milhares de anos a alguns milhões de anos, com um intervalo médio de aproximadamente 250.000 anos. Acredita-se que a última ocorreu 780.000 anos atrás, referida como o mecanismo responsável pelas reversões magnéticas que não é bem compreendido. Alguns cientistas produziram modelos para o centro da Terra, onde o campo magnético é apenas quase-estável e os pólos podem migrar espontaneamente de uma orientação para outra durante o curso de algumas centenas a alguns milhares de anos. Outros cientistas propuseram que primeiro o geodinâmico pára, espontaneamente ou através da acção de algum agente externo, como o impacto de um cometa, e então reinicia com o pólo norte apontando para o norte ou para o sul. Quando o norte reaparece na direcção oposta, interpretamos isso como uma reversão, enquanto parar e retornar na mesma direcção é chamado excursão.
Posto isto, e feitas algumas reflexões sobre a formação do Planeta Terra será pertinente responder a algumas questões que contendem com o maravilhoso “ Planeta Azul” do Sistema Solar.
Porque razão a Terra é o único planeta do sistema solar com vida? Uma das razões apontadas pela comunidade científica tem a ver com a proximidade moderada em relação ao Sol, o que permite à Terra ter uma temperatura ideal e propícia ao desenvolvimento da vida. Outra das razões tem a ver com o facto de a Terra ser o único planeta que contém superfície com água. Na verdade, 71% da superfície da Terra é coberta por água, sendo a água um elemento vital para que os seres vivos possam viver.
Em que consiste o efeito de estufa? O efeito de estufa consiste num processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de colossal importância pois, sem ele, a vida não poderia existir. De algum modo, o efeito de estufa tem uma importância primordial na medida em que mantém o planeta aquecido, e assim, garante a manutenção da vida. Contudo, nos últimos anos a acção do Homem tem sido nefasta e tem tido implicações muito sérias, designadamente no que diz respeito ao aquecimento global. A queima de combustíveis fósseis e a desflorestação tem provocado o aumenta da temperatura no nosso planeta aumentando a concentração de gases de efeito de estufa. O aquecimento global poderá ter consequências catastróficas para o nosso planeta. Alguns estudos revelam que o Aquecimento Global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, entre outros.
Qual a importância da tecnologia para o Planeta e para os seres que nele habitam? A tecnologia é o processo pelo qual os humanos podem modificar a natureza para atender suas necessidades e desejos. Tecnologia inclui todas as infra-estruturas necessárias para a concepção, fabricação, operação e reparação de artefactos tecnológicos, de sedes de empresas e escolas de engenharia de fábricas e instalações de manutenção. O conhecimento e os processos utilizados para criar e operar artefactos tecnológicos - engenharia e know-how, experiência em fabricação, e várias habilidades técnicas – são igualmente parte importante da tecnologia. A tecnologia é um produto da engenharia e da ciência e do estudo do mundo natural. A tecnologia tem tido um grande relevo social, político e económico uma vez que todas essas vertentes tem sido fortemente influenciadas pela tecnologia.
Quais as vantagens da exploração espacial para o desenvolvimento da humanidade? Exploração espacial é o conjunto de esforços do homem em estudar o espaço e seus astros do ponto de vista científico e da sua exploração económica, fazendo o uso de naves espaciais, satélites artificiais ou sondas espaciais, e muitas vezes fazendo uso de humanos em suas missões. Graças à exploração espacial foram descobertos os planetas que compõe o nosso sistema solar e que foi também possível chegar à Lua.
É evidente que tais descobertas trazem benefícios para a humanidade, benefícios esses tais como grandes inovações no campo tecnológico como a criação de aparelhos celulares, transmissão via satélite, GPS, fornos de microondas, relógios digitais e que são de relevante importância para o quotidiano das pessoas.
Como se terá processado a evolução dos seres segundo Darwin? A Terra terá tido o inicio da sua formação há 4,6 bilhões de anos. Desde então, verificou-se uma evolução nos seres vivos. Primeiramente, tivemos os dinossauros. O Ser Humano apareceu mais tarde. Todos os seres vivos da Terra descendem de um ancestral comum ou de um pool genético ancestral. E as espécies actuais são um estádio no processo de evolução, e a sua diversidade resulta de uma longa série de eventos de especiação e extinção. A origem comum dos seres vivos foi inicialmente deduzida a partir de quatro simples factos sobre seres vivos: Primeiro, eles têm distribuições geográficas que não podem ser explicadas por adaptações locais. Segundo, a diversidade da vida não é uma série de organismos completamente únicos, mas os seres vivos têm semelhanças morfológicas. Terceiro, características vestigiais com nenhuma utilidade evidente são parecidas com características ancestrais funcionais e finalmente, que organismos podem ser classificados usando estas semelhanças numa hierarquia de grupos aninhados uns nos outros.Charles Darwin foi o percussor da teoria evolucionista. Segundo eles, todos os seres vivos descendem de uma simples e primitiva forma de vida – a chamada "ameba original".
De que é formado o Sol do ponto de vista químico? Do ponto de vista químico, o Sol é formado pelos seguintes elementos: 73% de hidrogénio, 25% de hélio e 2% de outros elementos.
É difícil de conceber mas, os astros que existem no céu, nasceram há milhões e bilhões de anos a partir de nuvens escuras de poeira cósmica e um dia, eles morrerão. A idade actual do Sol é de 4,5 bilhões de anos, assim sendo, ele terá ainda uns 5 bilhões de anos pela frente. Durante as fases finais de vida do Sol, ele irá se expandir até atingir a órbita de Marte, transformando-se em uma estrela vermelha gigante. Nessa fase evolutiva, todos os planetas internos, Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, serão extremamente aquecidos. Na Terra, os oceanos se evaporarão e o planeta perderá sua atmosfera. Terminada a fase de expansão, o astro inicia um processo inverso: Irá encolher muito até se tornar uma estrela do tipo anã branca. A energia liberada por ele será menor do que a actual e o que restar dos planetas internos estará a temperaturas baixíssimas.
Reflexão:
Com a sessão deste módulo fiquei a conhecer mais um pouco sobre o universo e as Ciências em geral. Esses conhecimentos podem ser úteis no dia-a-dia. Quanto ao método de ensino do formador foi muito bom.
Fernanda Castro
|
1 |