STC7 - "CIÊNCIAS INFORMÁTICAS" 
Criar um Site Grátis Fantástico
Fátima Groppo_DR4
Fátima Groppo_DR4

 

 O Universo

 

Formador: Carlos Moás

Formando: Fátima Groppo

Módulo: STC7-DR4

 

 ÍNDICE

1.      Formação do Universo. 3

2.      ANO -LUZ. 3

3.      Sol 4

4.      Planetas. 4

5.      Aquecimento Global do Planeta. 5

6.      Exploração Espacial 6

7.      Glossário. 7

8.      Conclusão: 9

 

1. Formação do Universo

 

Os físicos criaram um modelo para explicar o afastamento das galáxias umas das outras. Estas foram espalhadas devido a uma grande explosão, o Big Bang (Grande Explosão), que se deu no início do Universo, há cerca de 15 000 milhões de anos . Nessa altura, os quasares estavam onde está hoje  a Galáxia, se admitirmos (uma aproximação grosseira) que a sua velocidade de afastamento  foi sempre constante! Ou melhor, tudo estava no mesmo sítio, o ponto de onde o universo nasceu. Há vários outros dados da observação que comprovam a teoria do Big Bang, pelo que os cientistas  a consideram a teoria física do início do mundo. Dizemos que o universo está em expansão.

 

2. ANO -LUZ

 Um ano-luz é a distância percorrida pela luz, ou outra radiação electromagnética, durante um ano através do espaço. Equivale a 9 460 700 000 000 km, ou 63240 unidades astronómicas.

                                                            

  Imagem Nº1: Big Bang

3. Sol

O Sol é uma estrela como muitas outras . Para nós é especial porque é o centro do nosso sistema planetário, o Sistema Solar. Mas não é o centro do mundo... Sem Sol não haveria energia na Terra nem, portanto,  qualquer forma de vida. A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros, A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. É composto primariamente de hidrogénio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio(24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos. A idade dos Sol é de aparentemente de 5 mil milhões de anos dizendo-se que está na meia idade o que se prevê que daqui a mais 5 mil milhões de anos. Porém  poderá ser que daqui a 1 ou 2 mil milhões de anos toda humanidade deixe de existir devido a baixa capacidade de aquecimento que o Sol terá.                                                                        

 

 Imagem Nº3: Sol

 

4. Planetas

No entanto, como todos os planetas conhecidos têm um movimento de rotação em torno de um dos seus eixos, surge uma força que deforma o planeta: é a chamada força centrífuga. Ela é tanto maior quanto mais rápido o planeta gira e quanto mais distante a porção considerada encontra-se de seu eixo de rotação. Dessa forma, os pontos do planeta que passam pelo seu eixo de rotação (os pólos) não sofrem o efeito da força centrífuga. Os pontos de seu equador, ao contrário, sofrem força centrífuga máxima. Resultado: os pontos do equador não são tão atraídos para o centro do planeta quanto os mais próximos aos pólos. Por isso, devido à composição das forças gravitacional e centrífuga, os planetas são achatados nos pólos.

 Um planeta "habitável" é aquele que pode sustentar vida, mesmo que esta não tenha se originado no planeta em questão. A Terra fornece as condições necessárias, que são água no estado líquido, um ambiente onde moléculas orgânicas complexas podem ser produzidos e acumuladas, e energia suficiente para sustentar metabolismo. A distância da Terra para o Sol, bem como sua excentricidade orbital, taxa de rotação, inclinação, história geológica, sua atmosfera e seu campo magnético protetor, todos contribuíram para produzir e manter as condições necessárias que deram origem e sustento à vida no planeta.

 

5. Aquecimento Global do Planeta

O Aquecimento Global é um fenómeno climático de larga extensão – um aumento da temperatura que vem a acontecer nos últimos 150 anos. Os cientistas acreditam que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa .

A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através da radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão a reter uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento Global.                  

 

Imagem Nº3: Terra

 

Campo Magnético

A Terra possui um campo magnético produzido no seu núcleo, formado por ferro e níquel. O núcleo interno é sólido, e o núcleo externo é liquido. Os cientistas supõem que o movimento desse líquido e a rotação da Terra criam um forte campo magnético . O campo magnético da Terra se estende bem para o espaço, formando uma camada bem externa ao planeta, a Magnetos fera.

 

Imagem Nº4: Campo Magnético 

 

6. Exploração Espacial

A Exploração espacial é o conjunto de esforços do homem em estudar o espaço e seus astros do ponto de vista científico e da sua exploração económica, fazendo o uso de naves espaciais, satélites artificiais ou sondas espaciais. A exploração espacial permitiu ao homem conhecer novas fronteiras, enfrentar grandes fenómenos e desenvolver uma tecnologia de ponta. Graças aos satélites que estão em órbita, podemos ter acesso a meios de comunicação, prever o tempo (como furacões, frente fria, massa de ar seco, entre outros), detectar áreas que estão sendo desmatadas, detectar incêndios e avaliar o buraco de ozono.

                                                                                        

             Imagem Nº5: Astronauta

 

                                                          Imagem Nº7: Spacewalk

 

7. Glossário

 

Ano:  O intervalo de tempo em que a Terra demora a dar uma volta completa em torno do Sol.

 

Ano Luz:  É uma unidade de medida utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano,

 

Buraco Negro: De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Este é o resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma fonte altamente massiva e compacta.

 

Cometa: Um cometa é um corpo menor do sistema solar que orbita o Sol .

 

Constelações:  É uma Constelação é um grupo de estrelas que aparecem próximas umas das outras no céu que quando são ligadas formam uma imagem de um animal, objecto ou seres fictícios.

 

Crosta:  Crosta terrestre é a camada mais externa ou crosta do planeta Terra.

 

Dia:  O tempo que a Terra demora a fazer uma rotação completa sobre o seu eixo.

 

Estrela:   É um corpo celeste luminoso formado de plasma. 

Galáxia: É um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objectos astronómicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum

 

Gravidade: É uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, electromagnetismo e força fraca) em que objectos com massa exercem atracção uns sobre os outros.

 

Nebulosa:  São nuvens de poeira, hidrogénio e plasma 

 

Parsec: O Parsec é uma unidade de distância usada em trabalhos científicos de astronomia para representar distâncias estelares. 

 

Planeta: É um corpo celeste orbitando uma estrela ou restos estelares que tem massa suficiente para haver rotação em torno de si.

 

Quasar: Um quasar  é um objecto astronómico distante e poderosamente energético com um núcleo galáctico activo, de tamanho maior que o de uma estrela, porém menor do que o mínimo para ser considerado uma galáxia. 

 

Super nova: É o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares, que produzem objectos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis, passadas algumas semanas ou meses 

 

Telescópio Espacial Hubble: O Telescópio Espacial Hubble é um satélite astronómico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. Foi lançado pela agência espacial - NASA - em 24 de Abril de 1990, a bordo do Vaivém Espacial Discovery.

 

Teoria do Big Bag: É uma teoria que surge para explicar a criação do universo através de uma grande explosão que originou o afastamento das galáxias umas das outras.

 

Temperatura em Astronomia:. O Kelvin (símbolo: K) é o nome da unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a grandeza temperatura termodinâmica.  É uma das sete unidades de base do SI, muito utilizada na Química e Física, e é a medida utilizada para medir a temperatura em astronomia. 

 

Via Láctea: É a galáxia onde está localizado o Sistema Solar.  

8. Conclusão:

 

Mesmo depois de tantas teorias, de imensas descobertas, o Universo continua a ser uma incógnita. A sua dimensão, as galáxias que nele orbitam com também planetas e estrelas que ainda estão por descobrir, serão ainda por muitos e muitos anos alvo de pesquisas e experiências feitas por milhares de  cientistas e físicos apaixonados pela sua grandiosidade, que mergulham todos os dias na imensidão da sua escuridão, em busca de respostas para as suas infinitas perguntas.

Assim é  Universo, misterioso, talvez infinito, mas ao mesmo tempo apaixonante. Com uma força gigantesca, que atrai todos os dias a curiosidade de uma humanidade que se rende aos seus encantos e mistérios.

 

                                    FIM


 REFLEXÃO

 

 

 

 

Formador: Carlos Moás

Formando: Fátima Groppo

Módulo: STC7-  Saberes Fundamentais

 

No Módulo de STC7- Saberes Fundamentais, aprendi novas teorias sobre o  Criação do Universo,  criação da terra ,a  evolução da humanidade ,novas tecnologias que  se desenvolveram ao longo dos anos. Também aprendi as definições de pesquisas e métodos científicos, além disso consegui ter uma maior noção sobre os censos e votos eleitorais, Método de  Hondt. Por fim tive uma noção maior do que é a co-incineração.

Adquiri novos conhecimentos  que me poderão ajudar a concretizar trabalhos para outros módulos, e que me irão ser úteis no futuro, quer a nível pessoal quer a nível profissional. 

Sobre a forma de ensino que foi utilizada  pelo formador não  tenho qualquer ponto negativo a referenciar, as metodologias foram boas e acessíveis.

Em conclusão este modulo foi interessante, e vai ser bastante útil no futuro.

 

 




ONLINE
1